Videoaulas e Infoprodutos: Por onde começar
Nos últimos anos, acompanhamos a ascensão dos infoprodutores devido às novas tecnologias de transmissão de conteúdo, permitindo que especialistas de qualquer eixo apresentem conteúdos e informações de modo interativo e dinâmico.
POR QUE INVESTIR EM UM INFOPRODUTO?
Demanda Crescente: A transformação digital e o aumento de consumo de mídias têm impulsionado o mercado de produtos digitais, criando oportunidades de negócio e expansão.
Escalabilidade: Uma vez criado, um infoproduto pode ser vendido para um número ilimitado de pessoas, permitindo que o negócio cresça sem a necessidade de aumentar proporcionalmente os custos.
Flexibilidade: Viva a vida de nômade digital. Trabalhar como infoprodutor te permite flexibilidade de lugares e horários.
Embora investir na produção do conteúdo possa exigir um capital inicial, os benefícios em termos de qualidade, engajamento e escalabilidade frequentemente superam os custos. É importante, no entanto, escolher uma produtora que entenda seu nicho e possa alinhar a produção ao seu público-alvo, garantindo que o conteúdo produzido atenda às necessidades e expectativas dos consumidores. A contratação de uma produtora de vídeo agrega um nível de profissionalismo muito difícil de alcançar de forma independente. Isso inclui a criação de roteiros, direção em cena e a finalização do vídeo!
COMO COMEÇAR A PRODUZIR UMA VIDEOAULA?
Tudo começa pelo roteiro. Algumas técnicas que são fundamentais:
- Incentivar a interação dos alunos, seja em aulas ao vivo; seja pelos comentários da plataforma de hospedagem.
- Expor um breve resumo do que acontecerá naquela aula nos primeiros segundos, incitando também a curiosidade dos tópicos que serão discorridos.
- Alterar o tom de voz para destacar pontos importantes, quebrando a monotomia.
- Utilizar o lúdico e contar histórias para facilitar a explicação de elementos complexos.
- Exponha um pouco da sua personalidade! Isso gera uma maior conexão do aluno com o lado humano do infoprodutor. Não só o seu conteúdo é relevante – mas quem você é e principalmente a forma como você o conta. É isso o que vai te diferenciar de outro especialista do mesmo eixo.
Vamos dar uma olhada em alguns formatos de videoaula que podem ser explorados?
Aula Simples
O vídeo simples é muito utilizado nos conteúdos teóricos, sem demonstrações práticas. Pode ter de apresentações como Power Point ou semelhantes. É fundamental uma boa captação de áudio para maior retenção; e para construir uma imagem de profissionalismo, uma boa luz e profundidade de campo. Um roteiro bem estruturado são os elementos-chave desse modelo.
Estilizando com recursos audiovisuais
Você pode utilizar atividades práticas como quizzes e outros elementos dinâmicos para manter os alunos ativos durante a aprendizagem; Uma edição dinâmica focada em manter o ritmo do conteúdo e trazer ilustrações visuais do conteúdo é o que muda o jogo aqui.
Locução e Animação
Não gosta de aparecer em frente as câmeras? Não tem problema! Um bom texto e uma edição dinâmica permite que o infoprodutor explique cada ponto detalhadamente seu conteúdo, com recursos visuais para reforçar a compreensão dos alunos. Ele pode ou não aparecer como figura pessoal.
Palestras e Webnários
Ideal para interações em tempo real, webinários permitem que os especialistas compartilhem conhecimento diretamente com os alunos, esclarecendo dúvidas instantaneamente. É um conteúdo rico que pode ser editado e transformado em um material flexível para se compartilhar posteriormente tanto nas redes sociais quanto em plataformas especializadas.
Os infoprodutos democratizam o conhecimento, tornando-o acessível a um público cada vez maior. Embora existam alguns desafios, como a concorrência intensa e a necessidade de dedicação de tempo, investir em infoprodutos pode ser uma excelente alternativa para quem busca um negócio promissor com baixo investimento e alto potencial de retorno.
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