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O que é Storytelling?

Uma metodologia milenar

Você já deve ter visto algum vídeo que nos primeiros 10 segundos desistiu de ver, certo? Pois o assunto não te interessava, não tinha uma didática muito clara e por fim, a história por mais que tivesse um assunto que estivesse procurando, ela pouco te instigou a continuar. É aí que entra o Storytelling.

Pra que serve o Storytelling.

É uma metodologia para se contar histórias que gere conexões e desperte sentimentos na persona. Uma ferramenta para persuadir e atingir o publico no mais profundo ser.

Qual o objetivo?

Seus objetivos podem estar coligados a resultados para uma empresa, a levantar o maior numero de seguidores para um determinado movimento ou apenas despertar as melhores versões de quem o lê, de quem o assiste, de quem o ouve, de quem o sente.

Exemplo prático sobre despertar o interesse com Storytelling

Estávamos no fim da década de 90, lembro-me da minha avó me dar mais uma de suas câmeras analógicas “quebradas” pra brincar. Uma Kodak Instamatic “Tira Teima” (daquelas descartáveis) Eram dias e dias fingindo ser um fotógrafo profissional. Com certeza eu tinha um álbum imaginário! Pois foram tantos “clicks” que até parecia que a câmera estava com filme, eu não fazia a mínima do que que ia acontecer comigo em 2014…

Te despertou a vontade de descobrir o que aconteceu em 2014?

Isso é Storytelling, uma das ferramentas mais importantes em um processo de criação de roteiro, principalmente na nossa metodologia de Inteligência Audiovisual.

Contar histórias não significa contar uma mentira, mas sim, saber contar a sua própria história de forma persuasiva, que engaje seu público.

Storytelling é responsável por nos entendermos por humanidade, não somos sociedade se não temos histórias. E diversas culturas foram construídas na base da comunicação verbal, passada de geração em geração. Contar uma história está muito além de organizar fatos e repassa-los de uma forma lógica, mas sim, nos pontos em que o espectador, o ouvinte, interage inconscientemente com seu próprio ser. Como isso? Através dos pontos de conexão daquela determinada história.

Não podemos falar sobre storytelling sem falar sobre o Monomito, a Jornada do Herói, do antropólogo Joseph Campbell. Esse termo foi apresentado ao mundo pela primeira vez em 1949, quando Campbell analisou diversos mitos e percebeu que todos haviam 12 pontos em comum, no qual todos os heróis não passavam de reproduções do mesmo personagem ao longo das eras. 

Já ouviu falar de Noé? 

E a Epopéia de Gilgamesh? 

Dois escolhidos para passar por um dilúvio e não extinguir a raça humana. Ambos estavam em seu mundo comum, vivendo suas vidas, tiveram seu chamado, aparentemente decidiram não dar ouvido, até que por fatores externos, seja um deus, seja um familiar, decidiram por aceitar seu chamado. Seguindo por sua jornada, passam por diversas dificuldades, descrenças, as dúvidas e enfim passam pelo desafio final

Essa mesma estrutura é reproduzida em Jesus, Buda, Super-man, Pinocchio e diversas outras histórias, mitos, livros, desenhos, filmes, inclusive grandes heróis de guerra, de nacionalistas, enfim, a estrutura é a mesma.

Assista esse vídeo para entender sobre o que é a jornada do herói.

Definitivamente Storytelling é uma metodologia para se contar histórias que gere conexões e desperte sentimentos na personaé uma ferramenta para persuadir e atingir o público no mais profundo ser. Seus objetivos podem estar coligados a resultados financeiros para uma empresa, a levantar o maior número de seguidores para um determinado movimento ou apenas despertar as melhores versões de quem o lê, de quem o assiste, de quem o ouve, de quem o sente.

Esse é um exemplo de um roteiro baseado na Jornada do Herói, assista e tente identificar cada um dos 12 pontos em comum da jornada.

6 Dicas para um bom storytelling

  • Fale sobre como era a sua vida, sobre seu mundo comum.
  • Mostre qual foi o chamado para sair da zona de conforto.
  • Apresente um vilão na história, seja um produto, uma falha no mercado.
  • Ilustre as dificuldades e obstáculos que teve que superar ou que precisa superar.
  • Por fim conte sobre a prova final, o grande chefão.
  • E os resultados que lhe trouxeram vencer esse grande vilão.

Dicas de Leitura

Carmine Gallo – Storytelling

No paraíso tropical da Ilha Necker, parte das Ilhas Virgens, Richard Branson tem uma propriedade de cerca de 30 hectares.
Empreendedores de todos os tipos vão até lá lhe apresentar ideias de negócios.
Como eles fazem para conseguir a atenção (e o investimento) de Branson em apenas dez minutos?
A resposta curta é o storytelling.
A resposta longa você vai descobrir neste livro. Repleto de histórias reais, Storytelling – Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança transformará você em um contador de histórias.


Nestas páginas, você aprenderá a usar o storytelling para:
• acender a chama interna das pessoas;
• simplificar as coisas;
• educar;
• motivar as pessoas;
• mobilizar.

Adilson Xavier – Histórias que deixam marcas

Um dos temas mais quentes em marketing na atualidade, por um dos maiores publicitários do país.

Como o excesso de informação e estímulos do mundo de hoje, os consumidores estão cada vez mais desatentos. Para captar a sua atenção e gerar engajamento e vendas, os profissionais de marketing e comunicação têm reforçado cada vez mais o storytelling, ou seja, a criação de histórias em torno de marcas ou produtos.

A Apple, a Disney, a Coca-Cola, a Ford, as Havaianas e a Nike são excelentes contadoras de histórias e é essa a semelhança fundamental que as une como marcas influentes em vários mercados. Deste assunto é que Storytelling – Histórias que deixam marcas trata.

Storytelling é um conceito amplo que representa tanto a arte quanto a técnica de narrar uma história. É uma formulação híbrida que o publicitário Adilson Xavier examina por completo ao analisar cada etapa de uma estrutura narrativa.

Criadores e produtores de conteúdo de entretenimento e cultura, profissionais de marketing, de publicidade, de vendas, de jornalismo, de ensino, de política, de qualquer atividade que lide com apresentações de ideias ou projetos, de repente percebem no storytelling uma questão de fundamental importância.

Neste seu novo livro, Adilson Xavier faz um rico panorama sobre o assunto, apresentando a sua origem, nos relatos feitos pelos judeus e que deram origem ao Velho Testamento até exemplos e cases de grandes marcas que têm a habilidade de mexer com a percepção de consumidores, através de histórias detalhadamente construídas. O storytelling é uma estratégia que engloba todo o plano de comunicação de uma marca e fundamental para a sua construção.

O livro traz ainda várias páginas com QR codes que levam a um site onde é possível ver comerciais de várias marcas citadas nas suas páginas.

Se tiver mais dúvidas de como Storytelling pode te ajudar a trazer resultados para sua empresa nos mande um email contato@maharadigital.com.br

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