Revitalizando a Moda com Fashion Films
Os fashion films são vídeos curtos e criativos usados para expressar a estética e os conceitos de uma coleção de moda.
Os fashion films têm suas raízes nas décadas de 1960 e 1970, quando cineastas começaram a experimentar com a ideia de usar o cinema como uma forma de arte para exibir moda. No entanto, o formato realmente ganhou destaque e popularidade no início do século XXI. Um dos marcos notáveis no início da produção dos fashion films foi em 2004, quando Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel, lançou “Chanel N°5: The Film”, estrelado por Nicole Kidman e dirigido pelo renomado diretor Baz Luhrmann. Este curta-metragem foi uma das primeiras grandes produções a chamar a atenção para o potencial dos fashion films como uma forma de arte que combina moda, cinema e storytelling.
De lá pra cá, os fashion films se tornaram e uma ferramenta essencial para as marcas e designers para comunicar suas coleções, estilos e histórias de uma maneira visualmente cativante e envolvente. Assista ao nosso Making Of das Fotos e Filme do lançamento da Coleção Florestar, da marca Lez a Lez:
Mas o quê os fashion films possibilitam à marca?
1. Exibir pela primeira vez o produto de forma visualmente atrativa;
2. Estabelecer uma presença memorável no mercado, ao destacar-se da concorrência;
3. Transmitindo a personalidade e concepção da coleção;
4. Criar conexões fortes e únicas com o espectador, contando histórias que os envolvem.
Fashion films que se destacam aplicam em seus roteiros um storytelling eficaz, somado à uma edição dinâmica e conectada com as tendências da sua época.
Por isso, cercar-se de quem domina e se atualiza das técnicas e linguagens do audiovisual, é o que coloca marcas na vanguarda da comunicação e aumentam suas vendas.